Dia Nacional do Livro

Dia Nacional do Livro

Dia Nacional do Livro é comemorado anualmente em 29 de Outubro.
É comemorado nesta data em homenagem à Biblioteca Nacional, fundada no Brasil em 29 de outubro de 1810 pela Coroa Portuguesa. A Biblioteca, situada na cidade do Rio de Janeiro é considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e também a maior biblioteca da América Latina. 

A data celebra uma das invenções mais enriquecedoras do ser humano: o livro!
O livro é considerado um dos principais meios de comunicação existentes em nossa sociedade. 

Através dele somos capazes de alcançar o conhecimento e de desenvolvermos nossa criatividade e criticidade. Conhecemos novos mundos e novas culturas sem sair do lugar.

O hábito de ler permite uma expansão incrível de nosso conhecimento e é fundamental para o sucesso acadêmico. Na maioria das vezes, os alunos tendem a procrastinar leituras, a dividir a leitura de livros e textos entre componentes do grupo para realizar trabalhos e quase nunca vão além da bibliografia sugerida pelo professor da disciplina. Essas atitudes limitam demais o conhecimento e o tornam parcial.

Além disso, um dos principais propósitos de faculdades e universidades é a formação de cidadãos com pensamento crítico. Isso significa dizer que universitários, além de compreender e interpretar textos, têm que ser capazes de formar opiniões próprias sobre o assunto e pensar criticamente sobre ele. Pessoas com pensamento crítico também possuem a capacidade de vinculação do conhecimento, ou seja, sabem onde buscar fontes confiáveis e de qualidade para seus estudos acadêmicos e não acreditam em qualquer informação que chega às suas mãos.

Se você pretende se destacar no meio acadêmico e se tornar um profissional de sucesso, com uma carreira promissora, é extremamente importante que você desenvolva o hábito da leitura, se já não o possuir. Ler, às vezes, é um desafio — e esse desafio deve se transformar em um hábito. Somente com essa postura os obstáculos vão se tornar um estímulo.

Converse com seus amigos e professores sobre o que você leu ou está lendo. Esse intercâmbio ajuda a esclarecer ideias, a expandir seu olhar sobre determinado autor ou livro. Além disso, essa troca enriquece a própria prática da leitura. Uma boa opção para a conversa sobre livros é participar de redes sociais segmentadas. Canais como o Skoob (em português) ou Goodreads (em inglês) permitem que você crie sua biblioteca própria e converse com amigos que curtem as mesmas leituras. Por lá, você pode pegar opiniões de novos autores e descobrir livros.

E você? Já leu hoje?





Comentários